sábado, 24 de abril de 2010

HISTÓRIA DA MODA








DÉCADA DE 20


















DÉCADA DE 70/80




DÉCADA DE 90


"O ensino da arte deve estar em consonância com a contemporaneidade. A sala de aula deve ser um espelho do atelier do artista ou do laboratório do cientista. Neles são desenvolvidas pesquisas, técnicas são criadas e recriadas, e o processo criador toma forma de maneira viva, dinâmica. A pesquisa e a construção do conhecimento é um valor tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Este processo poderá ser desafiador. Delimite-se o ponto de partida e o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino da arte estará intimamente ligado ao interesse de quem aprende." Concordo com o professor Raimundo Matos de Leão - professor de artes - de que o aluno precisa criar e recriar situações que o levem a entender o processo de transformação que a Arte exerce na sociedade. Pensando assim, é que desenvolvemos o PROJETO DE HISTÓRIA DA MODA com os alunos do 9 ano do colégio estadual Elysio Athaide, onde a turma pesquisou as décadas, montou um pequeno studio fotográfico na sala de aula, produziu os figurinos, cenários e maquiagens tentando chegar o mais próximo possivel das décadas estudadas, construindo, cada um a sua maneira, o seu conhecimento conforme o seu interesse e o conteúdo adquirido.
Um trabalho gratificante e de uma significancia tremenda para mim que leciono nesta turma, fica aqui o meu agradecimento a todos que se envolveram no projeto e que interagiram com a proposta.
Lidia Barreto da Silva
Licenciada em Educação Artistica pela UCSAL.
Pós-graduada em politica do planejamento pedagógico pela UNEB.

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